15 julho 2011

Duas regrinhas para viver mais

Silvio Vinhal

O trânsito está cada dia pior.

De quem é a culpa? Dos maus motoristas ou dos planejadores urbanos corrompidos pelos especuladores imobiliários?

Economia estável, poder aquisitivo em alta, juros baixos (?) e financiamentos a perder de vista são os responsáveis pelo “boom” de automóveis em nossas cidades. O planejamento urbano, no entanto, não acompanha as mudanças tão rápido assim. Nossas cidades, Brasília incluída, repetem um planejamento medíocre e inadequado que moldou a maioria das cidades pelo mundo afora, com ruas e calçadas estreitas. Áreas superpovoadas proliferam sem o contraponto de vias calculadas para receber o impacto do grande fluxo demandado por edifícios residenciais, bem como escolas, estádios, edifícios públicos, hospitais ou igrejas.

Brasília, em particular, cresce sem ter aprendido nada com o mestre Lúcio Costa. Nem mesmo o plano piloto, com suas amplas avenidas de 12 pistas resiste à proliferação de motoristas barbeiros, com seus carros zero quilômetro, reluzentes ou empoeirados, ou suas carroças caolhas e capengantes.

A maioria dos motoristas pensa que basta comprar um possante e sair por aí ganhando chão. Eu corro léguas daqueles que são impacientes e mudam de pista o tempo todo. Estatisticamente está comprovado que são eles os que mais contribuem para que o trânsito empaque. Justificável, pois para mudar de pista eles param, ainda que por alguns instantes, duas pistas. Ao mudar de pista constantemente, eles bagunçam o tráfego, e aumentam a probabilidade, para si, ou para os outros, de provocar uma colisão.

Também fujo de motoristas que não sabem calcular a distância que devem manter em relação ao carro da frente, de acordo com a velocidade que trafegam. Regra básica das instruções para tirar a habilitação que, aparentemente, poucos se lembram, ou acham que só vale para as rodovias. Dirigir colado no carro da frente é assinar um atestado de burrice, porque o motorista “abre mão” de qualquer possibilidade de se defender, ou se safar, caso o motorista da frente freie bruscamente, por necessidade ou por qualquer outro problema que haja com ele ou com o carro.

Duas regrinhas básicas que podem melhorar muito a convivência, nada pacífica, a que somos obrigados a nos submeter diariamente para trabalhar, nos divertir, levar os filhos à escola ou voltar para casa. Duas regrinhas que podem salvar vidas. No trânsito, não devemos apenas pensar em chegar mais rápido ao nosso destino. Nossa postura pode e deve ser defensiva e didática. Os bons motoristas são capazes de ordenar o trânsito, torna-lo melhor. De que lado você está?

Um comentário:

Gra Porto disse...

O trânsito está um caos aqui em Passos tb!